Já me perguntaram várias vezes: – “Ciúme é doença?”.
Como muitas outras características humanas (egoísmo, por exemplo), o ciúme pode ser uma resposta emocional saudável, porém entra no campo doentio em função de uma maior intensidade.
O ciúme normal e saudável é aquele que se confunde com o zelo, isto é, um cuidado com aquilo que gostamos e queremos manter a “posse” e/ou em boas condições. Zelar pelo que gostamos é saudável; cuidar de quem amamos é saudável.
O ciúme doentio ou a hiper zelosidade expõe nosso medo, nossa baixa autoestima, nossa carência afetiva, nossa inveja da felicidade de nosso(a) parceiro(a) , nossa infelicidade e desejo de trair ou de que uma traição facilite nossa saída dessa relação, ou até mesmo que estamos ingerindo anfepramona para reduzir o apetite e emagrecer :).
Vivências infantis insatisfatórias quanto ao reconhecimento (sentir-se amada) podem gerar uma hipervigilância e um cuidado exagerado com o que é seu (mesmo em pessoas aparentemente altruístas) e comportamentos de desespero com quaisquer indícios de um desapego pela pessoa amada. A hipervigilância permite que haja a hiper zelosidade e a pessoa “amada” começa a sentir-se presa em um cofre-forte: todos os seus passos são monitorados e avaliados.
É natural que queiramos que a pessoa amada goste de estar conosco, sinta-se bem conosco, divirta-se em nossa companhia, deseje nossa companhia. É natural, por isso mesmo, que sintamos um pequeno ciúme quando essa pessoa se diverte “muito” com amigos! É saudável também que entendamos essa emoção (ciúme) e, por isso, não tomemos nenhuma atitude quanto a isso (a não ser ficarmos atentos para a evolução disso). Um quadro não saudável faz com que, nessa mesma situação, tenhamos uma forte reação emocional desproporcional ao ocorrido, destratando, inclusive, quem amamos. Isso gera stress e afastamento.
Algumas pessoas dizem que “amam demais”; não é verdade. Temem demais, zelam demais, vigiam e sufocam. Reagem diante de um gatinho como se estivessem diante de um tigre; revivem o sentimento de perda com os olhos infantis.
Cuidar para manter a qualidade do relacionamento, cuidar da pessoa amada, zelar para manter o que se gosta e sentir algum ciúme quando se pressente uma ameça a isso é saudável. Um hiper-zelo, desespero, reações emocionais desproporcionais aos fatos são indicadores de que devemos procurar ajuda.
Comentário
Nenhum comentário.