CONFIRA 10 ATITUDES PARA ATRAIR MAIS FELICIDADE PARA SEU CASAMENTO
Para psicólogo, não investimos na felicidade em um relacionamento, mas mesmo assim esperamos que ele seja feliz.
Por Redação
Atrair mais felicidade para a vida afetiva e conseguir mantê-la nem sempre é tarefa fácil para casais. O casamento geralmente começa com muito carinho, sentimento e parceria e, com o tempo, essas qualidades vão ficando cada vez mais escassas na relação. O problema é que muitos desses casais não costumam investir na felicidade em um relacionamento e mesmo assim esperam ansiosamente que o convívio a dois a traga, de acordo com o psicoterapeuta de casais Carlos Messa, autor do livro “Laços e nós – A construção de um relacionamento de alta qualidade” (Editora CLA).
Por isso, defende ele, mais de 80% dos casamentos não são felizes. “Uma parte é claramente infeliz, áspera, ácida, dolorida. Uma grande parcela é insossa, burocrática, conformada. E uma pequena é divertida, saborosa, amorosa”, afirma Carlos. Falta investir, segundo constata, em atitudes afetivas no dia a dia que irão trazer mais contentamento para o relacionamento. Tratar sua parceira ou parceiro com muito amor, não deixar de namorar mesmo casado ou casada e saber que é fundamental dizer ao seu parceiro (a) o que está sentindo são táticas que funcionam como imã para atrair mais felicidade e cultivar o amor dentro do casamento.
Para o psicoterapeuta, homens e mulheres precisam descobrir que o relacionamento afetivo é uma grande mudança e não apenas uma viagem a um país desconhecido. Ele defende que a união de duas pessoas formando um par, um casal, no casamento ou no “morar juntos” não precisa ser o fim do amor.
“Dizem que o casamento é o fim do amor. O casamento não deve ser o “fim” do amor no sentido de finalidade, de objetivo. O casamento deve ter um propósito: a continuação do amor, a ampliação dos benefícios que ele traz como felicidade, parceria, apoio, aconchego, família etc.”, assegura.
Ele ressalta ainda que o casamento também não deve ser o fim do amor no sentido de encerramento ou término do comportamento amoroso.
“A grande maioria dos casamentos permite que o comportamento amoroso termine depois de dois ou três anos. Quando a expressão amorosa é encerrada, o casamento se torna burocrático ou insípido. E quando apenas um deles expressa o amor, o relacionamento só será bom para um dos componentes do casal. Não deixe isso acontecer”, recomenda o psicoterapeuta de casais.
Trate seu par com muito amor – Foto: Thinkstock
Comentário
Nenhum comentário.