Um relacionamento (afetivo) acontece através de emoções. É por isso que cada componente de um casal precisa saber que tem duas grandes tarefas:
- Descobrir, entender e lidar adequadamente com suas emoções e
- Compreender e lidar adequadamente com as emoções do seu par.
Grande tarefa!
Talvez você conheça alguém que frequentemente diz:
- Não tenho sangue de barata!
- Não levo desaforo para casa!
Normalmente isso é dito com alguma altivez, mas apenas tenta disfarçar uma certa incompetência relacional.
A própria pessoa ou um terceiro pode dizer:
- Ele tem pavio curto
- Ela é cabeça quente.
O que normalmente não é gostoso de ouvir é “quem fala o que quer, ouve o que não quer!” E é com isso que os relacionamentos se deterioram.
Não somos apenas seres racionais; somos também animais, isto é, emocionais. Emoções são parte (importante) de cada um de nós. Aprendemos, no entanto, a lidar com as próprias emoções de maneiras diferentes.
As pessoas, em função da sua formação (vivências, principalmente na infância) podem ser mais ou menos emotivas, mais ou menos ansiosas e também mais ou menos impulsivas. Normalmente se ouve dizer que “mulheres” “explodem”. Sim, algumas mulheres (não muitas, mas mais que os homens) reagem “despejando” o que estão sentindo.
Algumas, mais recentemente, pelo uso de substâncias (agora proibidas) contidas em “medicamentos” para emagrecer. Homens não “despejam” emoções e sim vão “traduzindo” as emoções em estratégias e argumentos. Dessa forma se magoam, às vezes profundamente.
Informar ao seu par o que está sentindo é não só importante; é fundamental! Despejar as emoções sobre o outro é… perigoso (para dizer o mínimo).
Podemos reagir de maneira diferente? Naturalmente! A frase – “Eu sou assim” serve apenas para acobertar a falta de empenho em crescer, desenvolver-se, melhorar o que, é sabido, em nada ajuda. Pense: eu “estou” assim. Eu ajo assim, mas posso melhorar e agir diferente!
Compartilhe com seu par os seus sentimentos, emoções. Informe o que está sentindo. Isso aproxima, fortalece o vínculo. Só assim ele poderá ajuda-la(o) a lidar com suas emoções.
Comentário
Nenhum comentário.